Quaternaire Portugal

Estudos e Projectos

Pesquisar

Elaboração de estudo de suporte à transformação do CESAE em Centro de Formação Protocolar do IEFP

O CESAE, dirigido pela Associação Empresarial de Portugal (AEP) é um centro de formação de direito privado com um acordo de cooperação com o IEFP. Por razões várias, essencialmente devido à alteração de condições de elegibilidade da formação cofinanciada no âmbito do PT2020 e aos condicionalismos enfrentados pelo IEFP na celebração de financiamentos à luz de acordos de cooperação com entidades privadas, o CESAE tem vindo a ser penalizado na concretização do seu potencial de formação. Foi solicitado à QP um estudo de fundamentação e de cenarização para uma eventual transformação do CESAE num Centro de Formação de Gestão Participada (CGP) inserido na rede de CGP do IEFP. Na sua primeira década de existência (1985-1995), na sua qualidade de CESAI, centro de formação focado na informática, o CESAE foi gerido segundo esse modelo de CGP. O estudo identifciou os recursos e as capabilities estratégicas do CESAE para se transformar num CGP focado na formação de competências para a transformação digital, assumindo-se como exemplo de uma instituição digital não só em termos de competências a formação mas também em função das metodologias e ambientes de aprendizagem.

+

Elaboração da Agenda Regional do Centro, no âmbito do Plano de Ação para a Economia Circular (PAEC)

A assistência técnica consistiu na assessoria prestada aos serviços da CCDR Centro na conceção e acompanhamento dos processos colaborativos que conduziram à redação da proposta de agenda regional para a economia circular, no âmbito dos trabalhos financiados pelo Fundo Ambiental de territorialização do Plano Nacional para a Economia Circular para as cinco NUTS III do continente. Consistiu também na proposta de texto de um Pacto Institucional para a Valorização da Economia Circular na região Centro a submeter ao sistema de atores da região.

Integrou ainda o acompanhamento dos trabalhos de análise experimental do metabolismo económico da região Centro, estudo realizado pela Universidade de Chambers na Suécia (equipa coordenada pelo Professor Leonardo Rosado).

+

Revisão do Plano Diretor Municipal da Lourinhã

A Quaternaire Portugal colaborou com o Município da Lourinhã na revisão do seu Plano Diretor Municipal (PDM), tendo partilhado a coordenação dos trabalhos com os serviços técnicos municipais, num processo que envolveu múltiplas equipas setoriais.

Os serviços prestados pela empresa incluíram, numa primeira fase, a elaboração dos estudos de caracterização do solo urbano e a proposta de ordenamento para o solo urbano e, numa segunda fase, a produção das peças principais do PDM, escritas e desenhadas, bem como as sucessivas alterações das mesmas ao longo do processo e de concertação e ponderação da discussão pública. Os serviços incluíram, também, a produção de peças desenhadas no âmbito do processo de delimitação da Reserva Ecológica Nacional.

Os trabalhos tiveram início em 2012 e foram concluídos no início de 2019, tendo a Discussão Pública ocorrido em 2015 e a publicação do PDM em Diário da República acontecido em 2017.

+

Rede de Acolhimento Empresarial no Alto Tâmega - Norte 2020

A realização do mapeamento de infraestruturas de acolhimento empresarial na Região do Norte de Portugal é um requisito fundamental para o financiamento deste tipo de intervenções no quadro dos Fundos Europeus Estruturais e de Investimento para o período 2014-2020.

A Comunidade Intermunicipal do Alto Tâmega promoveu este estudo, realizado pela Quaternaire Portugal, para criar uma base territorialmente coesa e coerente para os projetos de localização empresarial de iniciativa de cada um dos seus municípios integrantes.

O estudo identificou e caracterizou todas as áreas existentes ou projetadas, propôs um programa de intervenções e respetivas necessidades técnicas e financeiras e definiu algumas linhas enquadradoras da gestão e promoção partilhada aos níveis municipal e supramunicipal.

+

Avaliação Intercalar ao Quadro Financeiro Plurianual 2014-2020 FAMI e FSI

O estudo compreendeu a avaliação intercalar de dois programas, o FAMI e o FSI: o primeiro centrado nos temas do asilo de indivíduos solicitando proteção internacional, a migração legal e a integração e o regresso de migrantes ilegais; o segundo centrado nos temas do controlo de fronteiras internas e externas e o combate ao crime organizado. O FAMI acolheu ainda os programas de recolocação e reinstalação de refugiados decorrentes dos compromissos assumidos pelo Governo português no quadro da crise de refugiados que atingiu a União Europeia e o ACNUR. A avaliação realizada assentou numa metodologia baseada na teoria e abrangeu uma paleta de métodos devidamente combinados para responder à bateria de questões de avaliação. O trabalho consistiu ainda na assistência técnica à Autoridade Responsável pela gestão dos dois programas no preenchimento de formulários a enviar à Comissão Europeia com as principais conclusões e recomendações da avaliação. Complementarmente, foram elaboradas apresentações com a síntese de conclusões e recomendações.

+