Quaternaire Portugal

Estudos e Projectos

Pesquisar

Resultados da palavra-chave Empreendedorismo. Mostrar todos os resultados.

Estudo de Avaliação da Execução da Medida de Política "Apoios a Projectos de Emprego promovidos por Beneficiários das Prestações de Desemprego

O estudo apresenta o referencial metodológico de suporte à avaliação, caracteriza a medida de política, tendo em conta a evolução do seu contexto legal, analisa as suas dinâmicas de execução no período 1999-2002 e realiza uma revisão bibliográfica aprofundada de trabalhos de investigação similares nacionais e internacionais que procura, essencialmente, definir pistas de reflexão que orientem o percurso analítico a cumprir e, consequentemente, a elaboração dos instrumentos de recolha de informação propostos. O estudo incorpora ainda uma proposta metodológica e os instrumentos de notação criados com o intuito de aplicar na 2.ª fase do estudo.

+

Estudo de Avaliação do Processo de Disseminação na EQUAL

O estudo integra essencialmente: i) um Roteiro Metodológico que identifica o contexto em que decorreu a avaliação e apresenta o referencial metodológico para a sua realização; ii) o enquadramento da EQUAL - Acção 3 de disseminação; iii) um quadro de conclusões; iv) um conjunto de recomendações que incidem em três níveis de intervenção: i) continuidade dos processos de disseminação/mainstreaming dos produtos/soluções; ii) estímulo de novos processos e dinâmicas de experimentação e inovação social; iii) e recomendações de natureza transversal, destacando-se em cada recomendação o conjunto de destinatários ou de tomadores das mesmas.

+

Projecto de Revitalização dos Recursos Patrimoniais da REFER

O objectivo do trabalho era o da revitalização dos recursos patrimoniais da REFER no Alentejo, em grande parte desactivados ou com uma utilização irregular, ou mesmo abandonados. O desafio era encontrar novas formas de uso apelativo e qualificante, que suscitassem o interesse público e privado no investimento. Pretendia-se assim inverter uma situação que, desde há muito, retira valor aos recursos da empresa, prejudica gravemente a sua imagem junto da opinião pública e não dinamiza novas oportunidades de negócio ancoradas em recursos já existentes. De entre outras propostas desenvolvidas ao longo do trabalho de identificação de possíveis novos usos para recursos específicos, seleccionou-se e desenvolveu-se um produto turístico concreto  O Comboio dos Reis entre Évora e Estremoz - identificando os conteúdos temáticos, os recursos ferroviários disponíveis e as necessidades de intervenção de restauro de que careciam para possibilitar a operação, o modelo de exploração e também os investidores e operadores turísticos interessados e disponíveis para o investimento e a exploração. Para este trabalho foi necessário i) ter um conhecimento rigoroso e exaustivo do património em questão e do seu estado actual para o que foram desenvolvidas Bases de Dados com fotografias, diagramas e plantas de cada estação e apeadeiro ii) e adquirir informação sobre casos similares, que incluiu a análise do tipo de produto, modelo de gestão e estruturas de funcionamento de todos os casos internacionais de exploração de património ou vias ferroviárias desactivadas disponíveis na Internet; assim como a realização de seis estudos de caso efectuados presencialmente em Espanha e Inglaterra.

+

Masterplan e estudo de viabilidade da Área de Acolhimento Empresarial de UL-Loureiro (Oliveira de Azeméis)

O estudo consiste na elaboração de um plano geral físico e urbanístico e programa funcional para uma área de acolhimento empresarial de cerca de 40 Ha em Oliveira de Azeméis. Trata-se de uma área de acolhimento designada como de terceira geração e integrada na agenda para a competitividade 2007-2015 da Região do Norte de Portugal. Trata-se de um estudo com diversas componentes interligadas: layout físico, programa funcional, estudo de viabilidade económico-financeira, programa de promoção do empreendedorismo, plano de comunicação e modelo de gestão. Para além de lotes industriais, a zona incopora um centro de negócios para actividades terciárias, uma unidade de incubação, áreas sociais e de hotelaria e restauração, num espaço fechado e com gestão integrada.

+

Assistência técnica à Câmara Municipal de Santo Tirso - Incubadora de negócios criativos

O estudo refere-se à concepção e definição do conceito e respectiva programação de uma nova estrutura de incubação de negócios criativos a instalar numa das naves industriais da antiga Fábrica do Teles, designada por "iMOD - Inovação, Moda e Design", que sustentou a candidatura da Câmara Municipal de Santo Tirso a um financiamento comunitário no âmbito do concurso "Sistema de Apoio ao Cluster Industrias Criativas - Infra-estruturas Físicas" promovido pelo ON2 - Programa Operacional do Norte 2007-2003. Suportado num processo de preparação liderado pelo Município de Santo Tirso e que contou com a cooperação de outros parceiros centrais, designadamente a ESAD - Escola Superior de Artes e Design (de Matosinhos), o estudo engloba as seguintes componentes: i) Definição do conceito e do programa funcional para uma nova estrutura com uma vocação central para a incubação de negócios criativos articulados com a temática da moda a instalar numa das naves industriais da Fábrica do Teles; ii) Programa de intervenção, modelo organizacional, constituição da parceria e modelo de gestão da infra-estrutura; iii) Estudo prévio de viabilidade económico-financeira do projecto; v) Proposta de Regulamento de acesso para negócios a incubar; vi) Proposta base de protocolos a estabelecer entre as entidades parceiras; viii) Outros documentos técnicos fundamentais à apresentação da candidatura. A nova infra-estrutura tem por missão: Promover o desenvolvimento, a qualificação e a competitividade das actividades e negócios criativos no sector da Moda, proporcionando condições infraestruturais e imateriais qualificadas de incentivo ao empreendedorismo e à inovação, potenciando a capacidade de incorporação do design e da expressão artística na criação de valor na indústria têxtil e do vestuário e contribuindo para a qualificação do tecido económico e das dinâmicas urbanas da cidade de Santo Tirso.

+

Orientações para uma Plataforma de Monitorização das Implicações do 1º Congresso sobre Empreendedorismo e Valorização Sustentável do Território - Ponte de Lima, Junho de 2010

Para além do trabalho de moderação de uma sessão do 1º Congresso sobre Empreendedorismo e Valorização Sustentável do Território centrada no tema da competitividade em territórios de baixa densidade, o apoio técnico consistiu na elaboração de um texto de conclusões do referido Congresso, que visou sobretudo definir o modelo e a configuração de uma plataforma de cooperação inter-institucional destinada a monitorizar as implicações resultantes das conclusões. Tendo em consideração as condições estruturais adversas que penalizam os territórios de baixa densidade, valoriza-se o tema dos activos específicos desses territórios que podem configurar situações de inimitabilidade competitiva, sempre numa lógica de exploração de nichos e oportunidades no mercado global, tirando partido das boas práticas internacionais apresentadas no Congresso e na rede internacional que o mesmo pode favorecer.

+

Passaporte para o empreendedorismo

O Passaporte para o Empreendedorismo é uma iniciativa criada no âmbito do Programa Estratégico +E+I e de acordo com o Programa “Impulso Jovem”, que pretende estimular jovens empreendedores qualificados a desenvolverem o seu projeto de empreendedorismo inovador e/ou com potencial de elevado crescimento, que se encontre em fase de ideia, facultando um conjunto de medidas de apoio especificas, articuladas entre si. Uma dessas medidas passa pela assistência técnica, prestada por entidades competentes e com know-how especifico, na validação do modelo de negócios associado ao projeto em desenvolvimento, incluindo a orientação quanto ao aprofundamento da ideia de negócio e apoio à elaboração do plano de negócios.

O trabalho incluiu uma metodologia que mobilizou uma técnica inovadora já testada no apoio a empreendedores: a ferramenta Business Model Canvas para validar, testar e incutir inovação nas ideias e no modelo de negócios. Depois do Modelo de Negócios estar validado e testado com os candidatos, o trabalho incluiu o apoio na transposição do Modelo para o Plano de negócios, cnsistindo este para os empreendedores como um guião de entrada no mundo empresarial.

+

Assistência técnica à elaboração das candidaturas do SPINPARK ao Sistema de Apoio a Parques de Ciência e Tecnologia e Incubadoras de Empresas de Base Tecnológica do PO Regional ON2

A assistência técnica consistiu no apoio à elaboração das memórias descritivas justificativas e complementares da candidatura do SPIN PARK ao PO Regional Norte 2007-2013, visando o financiamento da consolidação física e organizacional do projecto e de um programa de empreendedorismo tecnológico, no âmbito do apoio a Parques de Ciência e Tecnologia e incubadoras de empresas de base tecnológica. O trabalho incidiu, sobretudo, na caracterização do potencial de atracção de empresas de base tecnológica que a consolidação da infra-estrutura de incubação, essencialmente da sua componente laboratorial, irá reforçar, tendo em conta o perfil de empresas já instaladas. O programa de valorização e de formação para o empreendedorismo tecnológico foi objecto de análise, bem como a articulação com toda a estratégia de consolidação do AVE PARK.

+

O envelhecimento ativo e os empresários seniores

O envelhecimento da população é uma das tendências que marca de forma incisiva a evolução da sociedade e da economia na Europa. Em Portugal esta tendência é particularmente forte, colocando o país no grupo dos mais envelhecidos.

O envelhecimento da mão-de-obra e a extensão da vida ativa incidem quer nos trabalhadores, quer na classe empresarial. Contudo, os efeitos destas alterações na dinâmica empresarial dos mais velhos e na sua função empresarial estão ainda pouco estudados, bem como a vertente do empreendedorismo sénior, uma das linhas de política no âmbito do desígnio do envelhecimento ativo.

É neste enquadramento que foi realizado o estudo “O Envelhecimento Ativo e os Empresários Seniores”, com o objetivo central de contribuir para o aprofundamento do conhecimento da realidade dos empresários seniores em Portugal e das vantagens da promoção da atividade empresarial e do empreendedorismo das gerações mais velhas.

+

Elaboração do Programa Funcional do Pólo do Mar do Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto

O estudo começa por realizar uma avaliação estratégica da configuração inicial do projecto, que abrange a componente de incubação no molhe norte (edifício da sanidade da APDL) e a instalação da componente de investigação (CIIMAR) no projecto do Terminal de Cruzeiros (molhe sul) do Porto de Leixões. Analisa-se depois o potencial de recursos de conhecimento com que o projecto irá contar, bem como as oportunidades de valorização económica que lhe estão associadas. Elabora-se uma proposta de visão, missão e objectivos para o pólo do Mar, identificam-se as competências colectivas a valorizar e as funções e lay-out de implantação, com relevo para as articulações funcionais a promover. A avaliação das condições de operacionalização do projecto envolve a proposta de modelo organizativo e de gestão, o plano de investimentos, exploração e financiamento e a calendarização do projecto. O estudo conclui com a identificação do contributo estratégico do Pólo do Mar para a estruturação de um cluster do mar na região Norte de Portugal e com um conjunto de recomendações para o bom êxito do projecto.

+