Quaternaire Portugal

Estudos e Projectos

Plano Estratégico de Formação para o Sector do Comércio e Serviços

Área

Emprego, Competências e Form. Profissional

Cliente

CCP - Confederação do Comércio e Serviços de Portugal

Serviço

Engenharia da Formação

Ano

2007

Trabalho acompanhado por uma parceria alargada de entidades (IQF, DGFV - o primeiro já extinto e a segunda substituída pela ANQ - IEFP, DGES, DGE e sindicatos), assumindo-se como um quadro de referência para as intervenções formativas no sector do comércio e dos serviços que situa as bases estratégicas de desenvolvimento da formação na identificação dos principais domínios de aposta do sector e do seu impacto previsional nos perfis profissionais. Dada a amplitude do sector, optou-se por abranger problemáticas e públicos essenciais para a actividade comercial e para os serviços, nomeadamente: o núcleo central de empregos da actividade comercial (o empresário, o técnico comercial e o responsável de loja), a relação comercial nos perfis dos serviços, o quadro técnico das associações, as necessidades específicas dos ramos de actividade e a emergência de novas formas de comércio. As bases metodológicas adoptadas, assentam num conceito de "necessidades de formação" como o resultado da relação entre as competências reais dos indivíduos e as competências necessárias em função dos problemas, das oportunidades e das tendências de evolução identificadas. Foi realizada uma revisão aprofundada da literatura disponível e desenvolvido um amplo trabalho de recolha de informação junto dos principais agentes do sector, designadamente empresas e associações empresariais. A realização do trabalho organizou-se em três fases: i) Estudo base, diagnóstico e análise prospectiva do sector e caracterização do mercado de formação, (ii) Definição das linhas de orientação estratégica do Plano de Formação e (iii) Formatação do plano de formação.

Equipa

Palavras-Chave